Instituto BRF

Projeto ReciclAção

Ação mobilizadora

O Projeto ReciclAção mobiliza a comunidade em prol do meio ambiente por meio da reciclagem no Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro

O ReciclAção é uma iniciativa socioambiental conduzida pelos moradores do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto BRF, o CEDAPS, dentre outras organizações. O projeto de educação ambiental foi estruturado para ajudar a solucionar o problema de descarte irregular de resíduos na comunidade.

O projeto é fundamentado na ideia de construção em rede para a criação de um ciclo autossustentável de reciclagem e investimento no desenvolvimento local. A equipe busca mobilizar toda a comunidade, desde moradores, órgãos públicos, garis, estabelecimentos comerciais, religiosos, entre outros, a se engajar na causa da coleta seletiva e disposição correta dos resíduos nos pontos fornecidos pelo projeto, além de manter diálogo constante com todas as outras organizações e projetos sociais atuantes no morro.

Diversos equipamentos públicos e sociais do Morro dos Prazeres são envolvidos, cada um à sua maneira. Exemplo disso é o café da manhã periódico com garis, realizado a fim de estreitar os laços comunitários, bem como bingos e oficinas promovidos pela organização. Além disso, há uma série de ações voltadas para as crianças e jovens, envolvimento com a creche local e com entidades que oferecem atividades esportivas e culturais.

A adesão dos moradores à iniciativa vem crescendo ano a ano. No começo, o ReciclAção tinha seis bags para o descarte de resíduos, e agora possuem 42 bags espalhadas por todo o Morro. Nos seis primeiros meses, em 2013, a coleta somou cerca de 400 quilos. Em 2016, este número saltou para 15,5 toneladas no ano. Esses resíduos são vendidos a uma recicladora e o recurso é revertido para um fundo da comunidade.

Além do impacto estético, as conquistas atingem outras áreas como promoção da saúde, mudança na relação de pertencimento comunitário, menor contaminação ao solo, entre outros. Não deixe de visitar a página do ReciclAção no Facebook para ficar por dentro das atividades do projeto.